A MEDICA e a COMPAMED continuam a desenvolver-se de forma extremamente vital. A principal feira médica do mundo e número 1 internacional para o setor de fornecimento de tecnologia médica mais uma vez destacou de forma impressionante seus resultados positivos do ano anterior com números fortes – apesar das contínuas condições adversas. Um aumento significativo nas reservas por parte das empresas expositoras foi seguido, após quatro dias, por um aumento significativo no número de visitantes profissionais que compareceram ao evento. Mais de 81.000 visitantes de vários setores da indústria global de saúde vieram a Düsseldorf, Alemanha, para participar da MEDICA 2022 e COMPAMED 2022 de 14 a 17 de novembro de 2022. Aqui, um total de mais de 5.000 expositores de 70 nações ofereceram a eles uma variedade de inovações para cuidados ambulatoriais e clínicos modernos – incluindo todos os componentes, produtos e processos para o seu desenvolvimento e produção. A parcela de visitantes comerciais internacionais foi de 75%. Depois dos países europeus, visitantes profissionais da Coreia do Sul, dos Estados Unidos e grupos de visitantes da Índia e países do norte da África também estiveram representados em grande número.
“Fazer hastear sua bandeira, apresentar inovações convincentes, intensificar o networking: estes são os meios de escolha para as empresas demonstrarem força em um ambiente de mercado desafiador. MEDICA e COMPAMED, com seu apelo internacional e alto grau de autoridade de decisão do visitante, ofereceu as melhores oportunidades para isso”, diz Erhard Wienkamp, diretor administrativo da Messe Düsseldorf, destacando o papel proeminente de ambos os eventos como plataformas para o negócio global de saúde. Mais de 80 por cento de todos os visitantes comerciais estão significativamente envolvidos em importantes decisões de negócios em suas empresas e instituições.
Entre os principais tomadores de decisão que visitaram a MEDICA 2022 estava, por exemplo, o Ministro Federal da Saúde da Alemanha, Prof. Dr. Karl Lauterbach. Ele participou do evento de abertura do 45º Dia do Hospital Alemão e destacou os pontos-chave da planejada reforma do hospital. Também entre os convidados da MEDICA estavam SE Prof. Ron Prosor, Embaixador de Israel, Mona Neubaur, Ministra da Economia da Renânia do Norte-Vestfália e, entre outros, os Cônsules Gerais do Japão e dos EUA, Setsuko Kawahara e Pauline Kao.
“Cooperação e comunicação são os motores da indústria”
Em um ambiente de mercado em constante mudança, as empresas de tecnologia médica estão confiando mais do que nunca em empreendimentos cooperativos – tanto em termos de produção, marketing, vendas e serviços pós-venda – para poder oferecer soluções personalizadas de forma confiável para hospitais e atendimento ambulatorial em todo o mundo. fronteiras nacionais. Por estas razões, a MEDICA está praticamente predestinada como um ponto de partida para negócios internacionais, como enfatiza Yvonne Glienke, diretora executiva da rede de tecnologia médica Medical Mountains: “A MEDICA é uma plataforma importante para nós e as empresas de nossa rede expandirmos contatos e encontrar parceiros para projetos conjuntos. Ambos os aspectos se reúnem no MEDICA TECH FORUM. Aqui, pela primeira vez, pudemos contribuir com nossa experiência ao lado da associação industrial SPECTARIS e também organizar uma noite de networking.
O fórum, organizado conjuntamente pela associação industrial SPECTARIS e Medical Mountains, forneceu uma visão geral dos tópicos de tecnologia médica que são de particular relevância atualmente. Entre outros, as sessões sobre aspectos de aprovação de produtos, questões de certificação ou peculiaridades de mercado em relação a mercados de países selecionados, como Reino Unido, Noruega ou China, foram muito bem recebidas pelo público da MEDICA.
O forte interesse nisso não é surpreendente. De acordo com os últimos números da SPECTARIS, a indústria de tecnologia médica alemã gera dois terços de suas vendas no negócio de exportação. A German Health Alliance (GHA), uma iniciativa ampla com membros da indústria, logística, pesquisa, setor bancário e ONGs, também estabeleceu o objetivo de impulsionar esse negócio. Heike Lange, membro do conselho de administração da GHA, destaca que a MEDICA oferece as melhores condições para atingir esses objetivos: “A MEDICA, com a participação de inúmeros expositores internacionais, oferece uma boa oportunidade para as empresas membros da GHA encontrarem parceiros de cooperação internacional, seja como visitantes ou participando como expositores. Essa combinação geralmente resulta em oportunidades ampliadas de cooperação,
Foco na digitalização – inovações para processos inteligentes
Em relação à abundância de inovações apresentadas e aos temas intensamente discutidos nos fóruns especializados ou nas conferências que os acompanham, pode-se resumir o seguinte: Covid é um tema “perene” inalterado. Não menos importante, como resultado, a digitalização dos cuidados de saúde tornou-se um foco ainda maior em quase todos os países. E uma situação tensa de pessoal e custos entre os provedores de serviços está impulsionando o desenvolvimento de produtos em direção a soluções inovadoras para processos inteligentes.
No contexto da pandemia de Covid e da tendência crescente para tratamentos ambulatoriais na área da saúde, produtos e serviços para o local de atendimento, ou seja, para diagnóstico e tratamento orientados para o paciente, permanecem em alta demanda. Com o título “COVID-19: The Challenge Remains”, o MEDICA LABMED FORUM forneceu uma perspectiva médica adequada e preencheu a lacuna em termos de conteúdo. Foram discutidos os desafios atuais, baseados em sempre novas variantes de vírus, e a necessidade de melhorar tanto o diagnóstico quanto a terapia (palavra-chave: desenvolvimento de vacinas) para serem ajustados em conformidade. A detecção de novas variantes virais, testes de imunidade usando ensaios de anticorpos e células T e abordagens para o desenvolvimento de uma vacina universal contra a COVID-19 estavam entre os tópicos focados nas contribuições.
Enquanto isso, o “impulsionador” da digitalização dos cuidados de saúde e a demanda por processos inteligentes beneficiam o cenário de startups (impulsionado digitalmente). Durante os dias da feira, eles tiveram várias opções para se apresentar. Vale a pena mencionar o FÓRUM MEDICA CONNECTED HEALTHCARE como uma plataforma de diálogo sobre tendências de saúde digital com competições integradas especialmente para start-ups, bem como o MEDICA START-UP PARK como um grande estande conjunto com cerca de 40 empresas. A competição para a 11ª COMPETIÇÃO MEDICA START-UP , que anualmente se concentra em inovações digitais excepcionais, foi vencida na fase final pela start-up IDOVEN da Espanha com uma plataforma baseada em nuvem e suportada por IA para análise de ECG.
Inteligência artificial e robótica com benefícios práticos
O portfólio de outras inovações apresentadas pelas startups na MEDICA 2022 variou de um sistema do tamanho da palma da mão para monitoramento sem fio do nascituro, cabeçotes de ultrassom com recursos especiais de ajuste de contorno, a outras inúmeras soluções baseadas em inteligência (IA), como para o diagnóstico preciso de distúrbios neurocognitivos com base nos movimentos dos olhos ou na manutenção simplificada de registros médicos eletrônicos.
Falando em ajuda para a equipe médica: durante a MEDICA 2022, os pesquisadores do Fraunhofer IPA apresentaram um sistema para anamnese do paciente durante a admissão em clínicas que não exigirá mais a presença imediata da equipe médica. A sofisticada tecnologia de sensor garante o registro automático de dados vitais, e um avatar auxilia no questionamento do paciente. A tendência para processos automatizados também é confirmada por Axel Weber, vice-presidente de vendas de robótica médica da KUKA Deutschland GmbH (divisão de robótica): “MEDICA é a maior feira de tecnologia médica do mundo. Participamos da feira porque é a plataforma ideal para apresentarmos nossas tecnologias inovadoras. Com nossa robótica, estamos moldando a tecnologia médica de amanhã. Uma tendência é o aumento de mais autonomia em sistemas de tecnologia médica. No futuro, estes poderão realizar cada vez mais tarefas de forma independente graças a inúmeros sensores e apoiados por inteligência artificial. Isso já acontece na reabilitação, por exemplo. No futuro, porém, veremos isso cada vez mais na cirurgia.”
Dicas de saúde de ouro de atletas olímpicos vencedores
Durante todos os dias da feira, os visitantes puderam conhecer atletas olímpicos vitoriosos – não apenas na forma de avatares virtuais, mas também ao vivo: Heike Henkel, campeão olímpico de salto em altura, e Lars Riedel, campeão olímpico de lançamento do disco, foram o foco de grande interesse na o MEDICA SPORTS HUB – uma nova área de atuação no meio do segmento temático da fisioterapia. Em apresentações curtas e complementadas por pequenos exercícios de participação, o foco recaiu sobre dicas e truques para um treino saudável, nutrição adequada, sucesso da equipa ou aspetos da saúde mental. Sobre esses tópicos, Heike Henkel e Lars Riedel puderam relatar não apenas sua vasta experiência como profissionais do esporte, mas também suas vidas ativas atuais. Como um treinador mental certificado, Henkel aconselha atletas competitivos, enquanto Riedel é um jogador de golfe apaixonado. Em todos os dias da feira, ele convidou os visitantes a participarem de um aquecimento especial para golfistas visando o estabelecimento da rotação corporal perfeita. Como um procurado embaixador da marca no setor médico, Riedel conhece bem a MEDICA: “É sempre emocionante ver como os produtos e a tecnologia evoluem aqui.”
Subcontratação: Know-how de ponta para tecnologias de ponta
Em muitos casos, uma base importante para o desempenho máximo usando tecnologias de ponta (por exemplo, para aquisição de dados vitais) é fornecida pelas cerca de 700 empresas que se apresentam na COMPAMED nos pavilhões 8a e 8b. Eles fornecem à indústria de tecnologia médica uma gama completa de componentes de alto desempenho e soluções digitalizadas, como sensores, baterias, chips, revestimentos biocompatíveis e ultra-resistentes e módulos de rádio para dispositivos móveis de diagnóstico (incluindo wearables), implantes e equipamentos de laboratório. A microfluídica é atualmente um tópico particularmente popular e, portanto, foi o assunto de duas sessões de programa bem atendidas no COMPAMED HIGH-TECH FORUM realizado pela associação comercial IVAM. O manuseio de líquidos nos menores espaços de instalação é significativo para procedimentos de exames médicos laboratoriais e,
As informações estão disponíveis online em https://www.medica-tradefair.com e https://www.compamed-tradefair.com .
Data da próxima MEDICA em Düsseldorf: 13 a 16 de novembro de 2023
Data do próximo COMPAMED em Düsseldorf: 13 a 16 de novembro de 2023
As datas das próximas feiras médicas internacionais do Grupo Messe Düsseldorf estão disponíveis online em: https://www.medicalliance.global .
Link direto para este comunicado de imprensa: https://www.medica-tradefair.com/pm11e_finalreport
Fonte: Medica Trade Fair