Foi encerrada ontem as edições 2022 das feiras MEDICA e a COMPAMED, em Düsseldorf (Alemanha). A principal feira médica do mundo destacou mais uma vez de forma impressionante seus resultados positivos com números fortes – apesar das contínuas condições adversas.
Um aumento significativo nas reservas por parte das empresas expositoras foi seguido, após quatro dias, por um aumento significativo no número de visitantes profissionais que compareceram ao evento.
Mais de 81.000 visitantes de vários setores da indústria global de saúde foram a Düsseldorf para participar da MEDICA 2022 e COMPAMED 2022 de 14 a 17 de novembro.
Um total de mais de 5.000 expositores de 70 nações ofereceram a eles uma variedade de inovações para cuidados ambulatoriais e clínicos modernos – incluindo todos os componentes, produtos e processos para o seu desenvolvimento e produção.
A parcela de visitantes comerciais internacionais foi de 75%. Depois dos países europeus, visitantes profissionais da Coreia do Sul, dos Estados Unidos e grupos de visitantes da Índia e países do norte da África também estiveram representados em grande número.
“Apresentar inovações convincentes e intensificar o networking são os meios de escolha para as empresas demonstrarem força em um ambiente de mercado desafiador”, disse Erhard Wienkamp, diretor administrativo da Messe Düsseldorf.
“A MEDICA e COMPAMED, com seu apelo internacional e alto grau de autoridade de decisão do visitante ofereceu as melhores oportunidades para isso”, completou.
Mais de 80 por cento de todos os visitantes comerciais que foram a feira estão significativamente envolvidos em importantes decisões de negócios em suas empresas e instituições.
SETOR CADA VEZ MAIS TECNOLÓGICO
Em um ambiente de mercado em constante mudança, as empresas de tecnologia médica estão confiando mais do que nunca em empreendimentos cooperativos – tanto em termos de produção, marketing, vendas e serviços pós-venda – para poder oferecer soluções personalizadas de forma confiável para hospitais e atendimento ambulatorial em todo o mundo.
Por estas razões, a MEDICA esteve praticamente predestinada como um ponto de partida para negócios internacionais e apresentação de novas tecnologias.
O fórum, organizado conjuntamente pela associação industrial SPECTARIS e Medical Mountains, forneceu uma visão geral dos tópicos de tecnologia médica que são de particular relevância atualmente.
Em relação à abundância de inovações apresentadas e aos temas intensamente discutidos nos fóruns especializados ou nas conferências que os acompanham, pode-se resumir o seguinte: Covid é um tema “perene” inalterado.
Não menos importante, como resultado, a digitalização dos cuidados de saúde tornou-se um foco ainda maior em quase todos os países.
A digitalização dos cuidados de saúde e a demanda por processos inteligentes beneficiam o cenário de startups (impulsionado digitalmente). Durante os dias da feira, eles tiveram várias opções para se apresentar.
Vale a pena mencionar o FÓRUM MEDICA CONNECTED HEALTHCARE como uma plataforma de diálogo sobre tendências de saúde digital com competições integradas especialmente para start-ups, bem como o MEDICA START-UP PARK como um grande estande conjunto com cerca de 40 empresas.
SUBCONTRATAÇÃO: KNOW-HOW DE PONTA PARA TECNOLOGIAS DE PONTA
Uma base importante para o desempenho máximo usando tecnologias de ponta (por exemplo, para aquisição de dados vitais) foi fornecida pelas cerca de 700 empresas que se apresentam na COMPAMED – nos pavilhões 8a e 8b.
Eles fornecem à indústria de tecnologia médica uma gama completa de componentes de alto desempenho e soluções digitalizadas, como sensores, baterias, chips, revestimentos biocompatíveis e ultra-resistentes e módulos de rádio para dispositivos móveis de diagnóstico (incluindo wearables), implantes e equipamentos de laboratório.
Data da próxima MEDICA em Düsseldorf: 13 a 16 de novembro de 2023
Data do próximo COMPAMED em Düsseldorf: 13 a 16 de novembro de 2023