icon-br.png

ApexBrasil assina acordo com Messe Düsseldorf para facilitar participação de empresas brasileiras em feiras internacionais

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou, no mês de maio, o +Feiras, projeto de apoio a empresas brasileiras que visa facilitar a participação direta em feiras internacionais elencadas ou habilitadas na iniciativa. O pontapé inicial ocorre com a ida de 14 indústrias para a Meditech 2022, que acontece de 12 a 15 de julho, em Bogotá, Colômbia, reunindo os principais representantes do setor de saúde da América Latina. O evento integra a MEDICAlliance, da qual fazem parte a MEDICA, de Düsseldorf, na Alemanha, e a Medical Fair Brasil (MFB) – todas com o selo Messe Düsseldorf. “A ApexBrasil é um serviço social autônomo, que presta contas ao Itamaraty, e um dos nossos objetivos é a promoção da exportação de produtos e serviços brasileiros. Nós fazemos isso de algumas formas, entre elas via participação em feiras internacionais. Nosso intuito não é somente levar a empresa nacional, mas também promover a imagem do Brasil”, fala o coordenador de Eventos Internacionais da ApexBrasil, Filipi Froufe. Froufe explica que como a ApexBrasil já possui uma parceria de anos com a Messe Düsseldorf, foi fechado um acordo para acessar 100% do portfólio de feiras do grupo e promover apoio às empresas que desejarem participar desses eventos. A primeira atuação será com a Meditech Colômbia, que não terá participação de nenhum projeto setorial brasileiro. Sendo assim, a ApexBrasil se responsabilizou pela compra de estandes individuais básicos para as empresas interessadas, custeando 90% do valor. As inscrições encerraram em 17 de junho. As empresas brasileiras da área da saúde que estarão em exposição na Meditech Colômbia são:
  • Alfamed / VMI
  • Atrasorb
  • Bioclin
  • Deltronix
  • Dewertokin (Mecano)
  • Magnamed
  • Traumec
  • CMOS Drake
  • Samtronic
  • Plásticos Hanisch
“Somos um serviço social autônomo, subsidiado, mas não dado. Pagamos 100% do valor do estande para a Messe Düsseldorf e a empresa paga para nós 10%, então indiretamente estamos provendo subsídio de 90% de um estande básico e isso tende a variar em cada evento. Temos um compromisso de cinco anos e se analisarmos que há uma participação consolidada, a tendência é reduzir nosso piso para 60%, mas isso somente quando percebermos que a curva é interessante, que já tem uma estrutura de participação contínua, que a Messe Düsseldorf conseguiu absorver novas empresas que não estavam no seu radar, por exemplo”, explica o coordenador. Até 2027, o contrato assinado pela ApexBrasil com as subsidiárias Messe Düsseldorf North America, Messe Düsseldorf Asia, Messe Düsseldorf Shanghai e Messe Düsseldorf Índia, possibilitará a distribuição de cerca de 350 vagas para empresas brasileiras em mais de 150 feiras, em oito países e em importantes setores além do médico-hospitalar, como Cabos e Fios, Fundição e Metalurgia e Plástico e Borracha. É um potencial de 4.000 m² em chão de feira para empresas brasileiras expositoras e quase BRL 6MM em apoio para os próximos cinco anos. A ApexBrasil já está se organizando para realizar o +Feiras para a Medical Fair Asia, que acontecerá de 31 de agosto a 2 de setembro, em Cingapura. As inscrições estarão abertas nas próximas semanas. “A ApexBrasil faz de tudo para que as empresas brasileiras consigam se concentrar só na promoção do próprio negócio. O +Feiras quer habilitar a empresa para estar em um ambiente de negócios. Isso é só um primeiro produto que temos capacidade de oferecer. Temos todo uma gama de serviços envolvidos na parte de capacitação, em relatório de inteligência, de apoio local, temos escritório na Colômbia para esse caso específico da Meditech, então a nossa expectativa é de que as empresas que não conheciam a ApexBrasil compreendam que temos muito mais para oferecer para ampliar o mercado exportador”, garante Froufe.

Compartilhe com seus amigos: