icon-br.png

O uso de máscaras e a prevenção de infecções respiratórias. Será que realmente funciona?

De acordo com uma revisão sistemática e meta análise publicada no Plos One, sim!

Compartilhe com seus amigos:

Afinal, máscaras previnem infecções respiratórias? De acordo com uma revisão sistemática e meta análise publicada no Plos One, sim! O trabalho analisou dezoito estudos randomizados e controlados para saber se máscara facial pode prevenir infecções respiratórias.

Os estudos analisados foram realizados em diferentes contextos, sendo eles: uso em ambientes hospitalares e comunitários e máscaras com forte capacidade de filtragem até máscara de tecido. Do total de artigos, onze apoiaram diretamente o uso de máscaras ou concluíram que as máscara podem ter benefícios contra infecções respiratórias ou para minimizar patógenos emergentes. Além disso, a análise baseada em estimativas de razão de risco ajustada por covariáveis mostrou que a intervenção com máscara facial no nível da comunidade e para adultos pode diminuir as infecções respiratórias.

No entanto, a heterogeneidade restante, mesmo nas análises de subgrupos, indicou uma grande variação entre os estudos que precisa ser levada em consideração tanto na interpretação dos resultados quanto no planejamento de pesquisas futuras sobre máscaras faciais. Por exemplo, com base nas evidências não se pode concluir que uma intervenção com máscara facial também não seja eficaz para indivíduos mais jovens.

A revisão encontrou que o uso de máscara, principalmente em ambiente comunitário, reduz ainda mais as infecções respiratórias quando combinado com higiene adequada de mãos, indo de acordo com as recomendações de especialistas. Também, outras medidas complementares para o controle de doenças infecciosas transmitidas pelo ar, como medidas de distanciamento físico, podem ter impacto na propagação de doenças e no número de partículas no ar. Portanto, podem ser combinadas como uma ferramenta de prevenção junto com máscaras.

Assim, as descobertas, juntamente com outras evidências crescentes, sugerem que as máscaras faciais podem ser consideradas um Equipamento de Proteção Individual (EPI) útil para infecções respiratórias, incluindo Covid-19.

Referência:

Ollila HM, Partinen M, Koskela J, Borghi J, Savolainen R, Rotkirch A, et al. (2022) Face masks to prevent transmission of respiratory infections: Systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials on face mask use. PLoS ONE 17(12): e0271517. doi:10.1371/journal.pone.0271517

Fonte: Academia Médica