icon-br.png

Diferencial Tributária apresenta na próxima MFB soluções que proporcionam economia tributária

Ano passado foram R$ 37 milhões em créditos tributários recuperados para seus clientes. Em 2023, as expectativas são de 30% de crescimento

Compartilhe com seus amigos:

Vinicius Lima, diretor geral, e Nicole Sfoggia, gerente executiva da Diferencial Tributária

A Diferencial Tributária que tem foco em empresas do setor médico-hospitalar, confirmou sua presença na próxima Medical Fair Brasil (MFB), que acontece de 26 a 28 de setembro de 2023.

Com sede no Rio Grande do Sul, a Diferencial foi fundada em 2015. “Nosso primeiro cliente foi uma empresa de aparelho auditivo, em Porto Alegre. Logo em seguida, ele nos indicou para uma outra multinacional médico-hospitalar de São Paulo. A partir daí os negócios foram evoluindo. Quando percebemos, já estávamos com dez empresas do segmento da saúde. Foi então que pensei: vamos focar nisso. E hoje somos referência no mercado”, explica Vinicius Lima, diretor geral da Diferencial Tributária, além de diretor fiscal junto a Agência Nacional de Saúde (ANS).

Entre os diversos serviços que presta, a recuperação de créditos é uma das ferramentas mais procuradas. “São soluções amparadas por lei que proporcionam economia tributária, geração imediata de caixa e mitigação de riscos. Muitos empresários desconhecem essa possibilidade”, destaca Vinicius Lima, diretor geral da empresa.

Nicole Sfoggia, gerente executiva da Diferencial, afirma que todas as empresas, sem exceção, possuem créditos tributários, ou seja, pagam tributos de forma indevida.

Do RS para o Brasil – a empresa já conta com clientes em todo o Brasil, sendo considerada uma referência no segmento médico-hospitalar. Já são mais de 200 clientes atendidos em diversos estados, muitos deles através de uma parceria com a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos de Saúde (ABRAIDI).

Recuperação de créditos: entenda como funciona

A recuperação de créditos tributários em âmbito administrativo (sem envolvimento judicial) viabiliza a aprovação do saldo de forma imediata, com total segurança, amparado pela legislação. Isso ocorre mediante a comprovação de que a empresa tributou produtos de forma indevida ou deixou de utilizar algum benefício fiscal. Uma vez recuperado, esse montante – que muitas vezes chega na casa dos milhões – pode ser utilizado na aquisição de maquinário, benfeitorias no imóvel, contratação de colaboradores, entre outras finalidades.

O período a ser analisado abrange os últimos cinco anos, sendo que a média de recuperação fica entre 1,5% e 2,5% do faturamento da empresa. A Diferencial Tributária trabalha com esse tipo de projeto sem custo durante o desenvolvimento. A remuneração ocorre somente se tiver êxito, mediante uma taxa sobre os créditos encontrados, e após a efetiva utilização dos valores pelo cliente.

Complexidade – A maioria das empresas possui créditos tributários e não sabe. O sistema tributário brasileiro é bastante complexo devido às constantes mudanças na legislação. Soma-se a isso um emaranhado de leis, decretos, portarias e resoluções, que tornam quase impossível que uma empresa consiga se manter atualizada nessa área. Atrelado a isso, as especificidades de uma enorme gama de produtos e das operações praticadas pelas empresas do segmento médico-hospitalar tornam tudo ainda mais complexo.

“Uma segunda opinião de especialistas na área tributária é sempre válida. Gostamos de frisar que somos um braço extensor do setor contábil e fiscal. Nosso trabalho é um complemento do que nossos colegas já vêm realizando”, aponta Lima.

Pandemia: resiliência e superação

Assim como muitas empresas, o período de pandemia foi bastante desafiador para a Diferencial Tributária. “Costumo dizer que a empresa renasceu das cinzas e foi completamente reformulada. A pandemia trouxe lições para muita gente e conosco não foi diferente. Nossos clientes também sofreram bastante”, relembra Lima.

Foi após a pandemia que a empresa se viu em um novo formato. Reformulada e com time ainda mais qualificado e eficiente, a empresa deve saltar de 8 colaboradores para 23 este ano. Em 2022 a Diferencial inaugurou uma filial em São Paulo e no primeiro trimestre de 2023 estará expandindo suas instalações em Porto Alegre.

“Fechamos o ano passado com R$ 37 milhões de créditos recuperados para nossos clientes. As expectativas para 2023 são muito boas, esperamos um crescimento de pelo menos 30%”, revela o diretor.

E por falar em otimismo, a Diferencial aguarda ansiosa pela participação como expositora na MFB. Lima salienta que até hoje a empresa colhe os resultados das prospecções do último evento. “Temos certeza de que será um sucesso, principalmente pelo trabalho de divulgação pré evento”, finaliza.

Para mais informações sobre a Diferencial Tributária, acesse: http://www.diferencialtributaria.com.br/site/index.html

Sobre a MFB, credenciamento e reserva de espaços: https://medicalfairbrasil.com.br/