É com grande expectativa que o I Congresso de Acreditação e Qualidade em Medicina Diagnóstica se aproxima! O único evento no mundo específico para o setor acontecerá durante a Medical Fair Brasil (MFB), de 26 a 28 de setembro, em São Paulo.
Realizado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), em parceria com a Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI), a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML); a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), o congresso representa um marco no segmento.
Mudanças do modelo de negócio, novas tecnologias, custos excessivos, falta de insumos e capacitação de profissionais tornam a busca pela acreditação e qualidade em medicina diagnóstica um processo desafiador.
Por isso, foi elaborada uma grade científica com temas específicos e profissionais experientes, focando no Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem do CBR (Padi), no Programa de Acreditação e Controle de Qualidade da SBP (PACQ) e no Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos da SBPC/ML (PALC).
Para Dr. Guilherme Ferreira de Oliveira, diretor de Acreditação e Qualidade da SBPC/ML, a acreditação se consolidou como a melhor forma de uma instituição de saúde demonstrar que é comprometida com a qualidade e a segurança dos serviços oferecidos aos seus clientes.
Ele explica que no Brasil existem programas de acreditação que incluem as principais áreas da medicina diagnóstica: Anatomia Patológica, Patologia Clínica/Medicina laboratorial e Radiologia. “O congresso será o primeiro em que serão discutidos, simultaneamente, assuntos relevantes destas três áreas. Certamente será uma ocasião excepcional para aprendizado e desenvolvimento”, ressalta.
Serão apresentados, ainda, cases de sucesso e os desafios para assegurar a excelência dos serviços de diagnóstico por imagem e laboratoriais, bem como para garantir a segurança dos pacientes e a precisão dos resultados de exames.
Segundo Cássia Souza, coordenadora de Qualidade do CBR, o congresso proporciona um ambiente de aprendizado e colaboração sem igual, pois traz justamente as dores específicas do setor. “Ao abordar questões fundamentais ligadas à segurança do paciente, o evento reforça o compromisso da medicina diagnóstica com a prestação de serviços de saúde confiáveis e de alta qualidade”, salienta.
Dr. Marcelo Vilela Lauar, diretor da ABCDI, diz que se trata de uma oportunidade de aprendizado e de vislumbrar o futuro da área da saúde. “Teremos palestrantes experientes, abordando temas atuais, principalmente quanto ao impacto de um programa de acreditação em um serviço de diagnóstico por imagem”, destaca.
Para Milva Pagano, diretora-executiva da Abramed, a atuação conjunta e colaborativa entre as principais entidades do setor de saúde permite elevar os padrões de qualidade e acreditação. “Por meio do compartilhamento de conhecimento e experiências e do debate sobre as necessidades, este congresso contribuirá para aprimorar a jornada do paciente e impulsionar melhores práticas no setor, questões fundamentais para a Abramed.”
“Nós, da SBP, vemos com muita satisfação o avanço do controle de qualidade e acreditação na medicina, porque significa mais segurança para o paciente, que é a razão de ser do nosso trabalho. E a própria realização do congresso é uma mostra disso. Apoiamos o evento, participamos dele e parabenizamos o CBR pela realização!”, frisa Dr. Clóvis Klock, presidente da SBP.
Programação
A programação do dia 26 de setembro é dedicada ao tema acreditação, tratando de gestão e comunicação de achados críticos ou discrepantes; acreditação e auditoria como alicerce para melhoria em medicina diagnóstica – valor agregado além do certificado; metas de segurança do paciente em medicina diagnóstica; eventos adversos em medicina diagnóstica; e auditoria de múltiplas normas.
No dia 27 de setembro, o destaque é para qualidade e segurança, englobando gestão de risco na prestação de serviços médico-hospitalares; maiores dificuldades da acreditação de um laboratório clínico; valor do benchmarking de indicadores para as organizações de saúde, acreditações e segurança do paciente; e cuidados pré-analíticos em anatomia patológica, entre outros.
No último dia, dentro do assunto gestão e legislação, serão apresentados os desafios da gestão em medicina diagnóstica no setor público; abordagens para regulamentação em medicina diagnóstica; o custo da não qualidade: processos judiciais em medicina diagnóstica; e desafios da LGPD. Também haverá cases de sucesso da Dasa, do Albert Einstein e da NotreDame Intermédica.
Não perca a oportunidade de fazer parte desse evento que promete trazer novas perspectivas e elevar ainda mais os padrões de qualidade do setor. Ele é aberto a todos os profissionais relacionados à medicina diagnóstica, incluindo estudantes e tecnólogos. Mais detalhes e inscrições neste link.
Medical Fair Brasil 2023
Quando: de 26 a 28 de setembro
Local: Expo Center Norte, São Paulo (SP)
Horário: das 11h às 20h
Acesse a comercialização de espaços clicando aqui.
Mais informações: www.medicalfairbrasil.com.br
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
- VMI mostra o futuro da mamografia na Medical Fair…
- Referência em tecnologias de medição, Mitutoyo fará…
- Cannabis em foco: Sechat participa da Medical Fair…
- Tecnologia e sustentabilidade na saúde serão foco de…
- HUBRH+ entrega manifesto à ANS e CNSaúde para…
- Technogym apresenta a linha Biostrength™ REV na…