As redes sociais para médicos são grandes aliadas nas divulgações dos trabalhos e nas estratégias para atrair novos pacientes.
O marketing digital disponibiliza a construção de uma boa imagem nas redes e a divulgação do trabalho prestado na clínica ou no consultório ocupa espaços nos “feeds” (linha do tempo nas redes sociais).
Os canais de comunicação com seus pacientes podem ser diversos sendo importante adotar uma linguagem correta para cada um desses meios.
De acordo com um estudo realizado em uma parceria da Hootsuite com a We Are Social, o Brasil é o segundo país que passa mais tempo conectado à Internet. Portanto, ter um perfil nas mídias virtuais e explorar novos pacientes pode ser uma boa, não é mesmo?!
Quais as redes sociais mais usadas no Brasil?
Aqui, no Brasil, as pessoas têm passado algumas horas do dia em aplicativos de redes sociais. Confira quantos usuários brasileiros cada redes social possui.
Agora que você já conhece o ranking das redes sociais mais usadas, está na hora de decidir quais utilizá-las.
Avalie qual delas faz mais sentido para seu negócio e considere se o seu público-alvo e a sua persona estão ali.
Com isso em mente, faça um bom planejamento para que suas ações tenham resultados.
Redes sociais para médicos: regras para publicidade
Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), ter perfis nas redes sociais não é proibido. Porém, alguns pontos devem ser observados e evitados de acordo com a resolução nº 2.126/2015.
Por exemplo, endereços e telefones são permitidos e devem ser explorados pelos profissionais, afinal é assim que seu paciente vai te encontrar e fazer contato.
Algumas normas são proibidas e não devem ser utilizadas, como:
- Divulgar preços;
- Fotos dos pacientes;
- Antes e Depois;
- Prometer resultados milagrosos e outros.
Aderindo e se adequando às normas éticas do Conselho, você estará preparado para aprimorar suas técnicas de marketing.
Confira, a seguir, algumas dicas de como utilizar as redes sociais a seu favor e como promover o seu perfil.
O Facebook conta com uma série de ferramentas e recursos que podem ser muito eficientes. Uma interação direta com o usuário (paciente) pode ser muito bem usada nesse canal.
A plataforma propõe muitas vantagens e benefícios, usá-los fazem com que seus planos de autopromoção sejam mais vistos e, consequentemente, mais eficazes.
Ferramentas que deixam sua participação na rede mais completa e interativa:
- Conteúdos escritos;
- Conteúdos audiovisuais;
- Live;
- Stories;
- Chat (bate-papo);
- Impulsionamento das publicações;
- Grupos.
No Instagram, as pessoas procuram conteúdos audiovisuais, como fotos e vídeos. Crie conteúdos atrativos, com boas imagens e vídeos bem produzidos, a fim de atrair a atenção e o “like” do seu paciente/seguidor.
Utilize o espaço para fazer a propaganda do seu negócio! Se seu perfil é comercial invista em bons conteúdos, cases de sucesso e publicações relevantes para o seu público aumentando a interatividade e a sua audiência.
Já se seu perfil é pessoal, tenha atenção na hora de publicar algo. Não misture sua rotina diária com seus conteúdos profissionais. Sendo assim, o mais recomendado é que você utilize seu perfil pessoal para compartilhar e “repostar” os post das suas redes profissionais.
Use de 5 a 10 hashtags relevantes. Use-as como as palavras-chaves para ser encontrado por mais usuários, aumentando sua visibilidade e engajamento. Desse modo, utilize a # com a especialidade em que você atua (ex: #dermatologia), sobre o mundo médico e as “tags” do momento.
Use e abuse dos mais variados formatos: fotos, arte gráfica, carrossel e vídeos.
Stories
Stories são vídeos de até um minuto, que ficam no ar por 24 horas.
Os conteúdos para os “stories” devem ser muito bem pensados por você. O espaço é ótimo para a divulgação e deve ser utilizado para a promoção do seu trabalho.
A prioridade é mostrar os bastidores, a vida real, o lado mais humano no negócio.
Conseguir a atenção e a interação do público também é importante. Por isso, crie enquetes, lance box de perguntas que podem ser respondidas por texto ou vídeos e aproxime seu contato com os pacientes e interaja com eles.
Você também pode inserir links que direcionam o usuário para outra página, podendo ser o site da sua clínica ou consultório, o seu blog ou material produzido por você que esteja na web.
Reels
Os Reels são vídeos curtos que têm um grande potencial de alcance dentro da plataforma. Use este recurso a seu favor, publicando com uma certa frequência, usando hashtags e utilizando músicas que estão em alta como fundo musical dos seus vídeos para ter mais chances de aparecer para outras pessoas que não são seus seguidores.
O LinkedIn atua na promoção profissional do médico. Com ela, é possível divulgar seus trabalhos, compartilhar seus artigos e se conectar com os colegas da área.
Além disso, a plataforma pode ser utilizada como portfólio mostrando sua coletânea de trabalhos e artigos. O espaço é ótimo para encontrar novas oportunidades de trabalho para quem está começando agora e para buscar novos colaboradores.
Com o Twitter é possível estabelecer uma aproximação maior com o usuário/ seguidor.
Utilize o espaço para compartilhar notícias sobre sua especialidade, novos procedimentos, descobertas e curiosidades.
Com o “Retweet”, reposte notícias e posts interessantes de outros profissionais, organizações ou veículos de notícias.
Youtube
De acordo com a pesquisa anual sobre as redes sociais do Pew Research Center, o Youtube é a segunda rede social com mais usuários ativos no mundo.
No Brasil, ela já é a segunda com maior número de usuários. Invista nela para ser visto como uma autoridade na sua especialidade!
O consumo de vídeos é uma tendência crescente. Tornar-se aliado dessa forma de se comunicar será muito bom para a sua marca pessoal, a sua clínica ou o seu consultório.
O espaço de compartilhamento de vídeos conquista a cada dia mais inscritos. Os canais de Saúde são referências e de grande procura dos navegadores.
Portanto, crie vídeos e desenvolva conteúdos que despertem a atenção do seu público-alvo.
Se você quer um contato ainda mais direto com seus pacientes, é importante utilizar um número corporativo e o WhatsApp.
Utilize este canal para marcar consultas e fazer orçamentos, por ser mais rápido e objetivo.
Tire dúvidas, esclareça as questões de seus pacientes e mande sugestões de procedimentos e descontos oferecidos por sua clínica ou consultório, de acordo com a sua especialidade. O retorno pode ser muito positivo.
Entretanto, esteja atento para não mandar muitas publicidades ou muitas mensagens que podem dar a impressão de que você esteja pressionam as pessoas para utilizar seus serviços.
Ações assim, podem afastar seu público e fazer com que eles evitem sua organização. Seja sensato para não promover essa distância, afinal não é isso que você deseja!
Fonte: ProDoctor