icon-br.png

IRCAD América Latina forma 1ª turma em cirurgia robótica colorretal

Ao todo, 160 pacientes foram beneficiados pelo programa

Compartilhe com seus amigos:

Com o advento das novas tecnologias e a possibilidade de novos aprendizados em técnicas minimamente invasivas, surge também a necessidade de um treinamento unificado ao alcance dos cirurgiões. Por isso, o IRCAD América Latina — centro de referência no treinamento de cirurgias invasivas — oferece o curso de certificação em cirurgia e robótica colorretal, ao oferecer capacitação por meio dos conceitos básicos e avançados da cirurgia robótica, a fim de otimizar e facilitar o conhecimento, além de contemplar uma abordagem holística do aprendizado em todos os aspectos.

No último sábado, dia 15 de abril, 14 alunos receberam o certificado desta capacitação. A especialização teve como diferencial, além da excelente infraestrutura, o fato de os profissionais poderem operar pacientes do Hospital de Amor, que foram beneficiados com o programa.

De acordo com o diretor técnico do IRCAD, unidade Rio de Janeiro, Dr. Armando Melani, “Os alunos passaram pela etapa pré-clínica e clínica no Hospital de Amor, e cada aluno foi responsável por acompanhar e operar 10 casos. Os 14 colegas que concluírem o curso são profissionais que já estão atuando no mercado, agora, todos estão totalmente capacitados para praticarem cirurgias robóticas em suas origens. Temos gente do Brasil inteiro recebendo os certificados”, celebra Melani.

O curso é voltado para cirurgiões colorretais com experiência em laparoscopia que conheçam os benefícios da cirurgia robótica e queiram impulsionar suas carreiras. Para o aluno e médico cirurgião colorretal, Dr. Luis Claudio Pandini, que possui mais de 30 anos atuando em cirurgia laparoscópica, no IRCAD há a oportunidade de treinar com umas das maiores experiências no Brasil e no mundo, pela quantidade de pacientes que são operados no HA diariamente. “As pessoas aqui são humanas e isto é um dos motivos que me fez escolher me certificar aqui, você tem a parte humana, não só a técnica desse hospital, que vai desde a equipe de enfermagem até o serviço de anestesia e principalmente os amigos e mentores do departamento de cirurgia colorretal”, relatou o profissional.

O curso teve duração de 4 a 12 semanas e ocorreu em caráter continuado. Ao todo, 160 pacientes do HA foram beneficiados por meio deste programa. A a cerimônia de entrega de certificação contou com a presença do presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, além de outros integrantes do corpo clínico do HA.