icon-br.png

Fisioterapeutas agora têm habilitação reconhecida para utilizar toxina botulínica

Publicação da norma é vista com bons olhos pelos profissionais da área; no entanto, a utilização deve seguir recomendações dos órgãos reguladores

Compartilhe com seus amigos:

Os profissionais de fisioterapia já estão habilitados a ofertarem e manusearem a toxina botulínica no mercado. É o que decidiu o Acórdão 609/2023, publicado no último dia 17, no Diário Oficial da União (DOU). A resolução, segundo especialistas da área, vai ao encontro das mudanças atuais quanto ao acesso e promoção de recursos para o paciente. A norma segue as recomendações do COFFITO/CREFITOs (Sistema do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). 

Além de aplicações para efeitos estético, o “botox” também é usado para a diminuição da produção de suor nas axilas, tratamento da rosácea (hiperpigmentação da pele) e tratamento de doenças urológicas, como a incontinência urinária e bexiga hiperativa. Motivo pelo qual a regulamentação é comemorada, por ser responsável por mais oportunidades ao usuário, com diferentes locais, valores e todos obedecendo às legislações vigentes.

A norma prevê direcionamentos para a utilização do composto injetável. O profissional deve utilizar apenas em laboratórios registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e manter registros adequados no prontuário do paciente. É recomendado que apenas especialistas, reconhecidos pelo COFFITO, utilizem a terapia. O uso das regras é uma condição agravante em processos ético-disciplinares.

Além disso, é necessário que seja feito curso para a utilização e oferta do recurso. Os cursos devem abordar conteúdos teóricos, como anatomia, fisiologia, mecanismo de ação, efeitos clínicos, avaliação clínica, modos de aplicação, contra indicações, requisitos de biossegurança e termo de consentimento. Os cursos devem incluir pelo menos 60% de prática presencial supervisionada, com no máximo seis alunos por supervisor, utilizando modelos sintéticos. A instituição que promove o curso deve enviar uma proposta pedagógica ao Conselho Federal para avaliação e aprovação.

Crefito-3 é parceiro da Medical Fair Brasil 

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3), parceiro institucional da Medical Fair Brasil (MFB), estará com  programação exclusiva na feira, incluindo certificação voltada para fisioterapeutas. O evento, que vai além da exposição de produtos e serviços, oferece uma intensa programação de conteúdo e possibilita atualização, networking e discussão de ideias. 

A MFB, edição brasileira da feira MEDICA – o maior evento da indústria médico-hospitalar mundial, acontece de 26 a 28 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP) e as inscrições estão abertas gratuitamente no site: www.medicalfairbrasil.com.br.

Leia mais: Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3) é o novo parceiro institucional da Medical Fair Brasil